Esporte, meio de locomoção e ótimo aliado de um estilo de vida mais saudável e sustentável, o ciclismo é uma modalidade que exige tanto do corpo quanto da mente de seus praticantes.
No caso de quem faz da pedalada sua atividade física, seja a nível amador ou competitivo, uma das formas de garantir o melhor desempenho é contar com equipamentos e acessórios adequados.
E isso inclui a roupa escolhida para a prática, que também faz toda a diferença. Atualmente, há diversos tecidos tecnológicos que podem melhorar a performance dos atletas.
Como os tecidos tecnológicos auxiliam no desempenho dos ciclistas?
Escolher a roupa ideal para a prática do ciclismo traz benefícios para os atletas, desde quem pedala casualmente aos fins de semana até quem participa de corridas ou faz trilhas de bicicleta. Confira:
- Elasticidade: possuem tecidos elásticos, que dão mais flexibilidade e liberdade de movimento durante a pedalada, o que reduz riscos e aumenta a sensação de conforto.
- Impede o aparecimento e a proliferação de micro-organismos: diminui a umidade da pele, absorvendo o suor do corpo para que o atleta tenha a sensação de estar mais seco durante sua prática. Essa característica é importante para quem faz atividades de alta intensidade, em que há níveis maiores de transpiração.
Um exemplo de tecnologia que auxilia tanto no verão quanto no inverno é o dry. O tecido proporciona conforto térmico e garante mais higiene para camisetas, bermudas e bretelles.
As peças inferiores, inclusive, precisam proteger as pernas de assaduras e alergias causadas pelo atrito entre a pele e o tecido. Machucados como esses podem parecer “pequenos”, mas são grandes empecilhos para uma prática constante e de alta performance. Roupas para ciclismo ajudam na evaporação do suor, protegendo a pele durante todo o exercício.
Principais características dos tecidos tecnológicos para ciclismo
Conheça algumas das principais tecnologias que podem ajudar na prática desse esporte:
Tecidos com tecnologia de compressão
Muito utilizadas para quem faz treinos de alta intensidade em que há grande desgaste muscular, as roupas de compressão ajudam a reduzir o risco de lesões, diminuir a fadiga dos músculos e contribuem para a recuperação após o exercício.
Tecidos com tecnologia de ventilação
Também chamados de “Air”, esses tecidos são aliados de quem busca conforto térmico, pois permite mais passagem de ar e troca de calor entre o corpo e o ambiente, secando o suor mais rapidamente.
Tecidos com tecnologia de proteção UV
Esse tipo de tecido bloqueia a entrada de raios solares UVA e UVB que são prejudiciais à pele. A ação protetora aplicada ao tecido faz com que a peça tenha uma vida útil mais longa, e dura mesmo após diversas lavagens.
Tecidos com tecnologia anti-transpiração
Diferentemente da tecnologia de ventilação, os tecidos dry facilitam a evaporação do suor. As peças são leves e não ficam pesadas ao longo do exercício, sendo indicadas para atividades ao ar livre, como o ciclismo, e também para as práticas indoor.
Leia também: Saiba qual a roupa esportiva ideal para cada prática
Tecidos tecnológicos para ciclismo da Diklatex
As roupas para ciclismo estão cada vez mais populares para quem busca conforto e melhor desempenho durante a prática do esporte. Afinal, não é preciso ser um competidor olímpico para investir em equipamentos que deixem a prática do exercício mais agradável e saudável.
E é justamente pensando no conforto, no desempenho e no bem-estar de quem pratica o ciclismo que a Diklatex investe em tecidos tecnológicos focados no esporte.
Recentemente, foi lançado o Tech Cycling, que contou com a curadoria do cinco vezes atleta olímpico Murilo Fischer. O projeto apresenta uma série de artigos técnicos, tecnológicos e sustentáveis para a prática do ciclismo.
A Diklatex também apoia ciclistas renomados como o atleta Márcio May, com participação em três Olimpíadas, campeão pan-americano de resistência, medalhista em Jogos Panamericanos, tetracampeão do Tour de Santa Catarina e defensor da seleção brasileira por 18 anos.
Além disso, os uniformes da equipe brasileira de ciclismo nas Olimpíadas tiveram recortes estratégicos com o artigo Treviso, desenvolvido pela Diklatex, com o patrocínio da Free Force, fornecedora oficial dos uniformes da Seleção Olímpica Brasileira de Ciclismo.
Há 45 anos no mercado de tecidos, investimos em tecnologia para o esporte, visando oferecer possibilidades para uma prática mais agradável e de alta performance.
Quer saber mais? Conheça o portfólio de tecidos.