A busca pela saúde é uma das maiores preocupações dos brasileiros, conforme dados do Panorama Político 2022, divulgado pelo Instituto DataSenado. Essa demanda vem na esteira da pandemia de Covid-19, momento em que muitas das fragilidades em relação ao bem-estar e saúde ficaram evidentes. Saúde mental, física, emocional, acesso a atendimento de qualidade… tudo isso passou a ocupar um espaço ainda maior no dia a dia dos brasileiros.
E um dos segmentos impactados por essa demanda é o mercado de produtos e serviços que promovem o bem-estar e o conforto durante a prática de atividades físicas. Em especial, o nicho de activewear, ou seja, peças de vestuário associadas à prática esportiva.
Continue a leitura para saber mais sobre essa tendência.
O que é activewear?
Quando falamos em prática esportiva, é fundamental que as roupas ofereçam ao usuário aquilo que ele precisa: liberdade de movimento, conforto térmico, proteção contra raios solares, entre outras demandas específicas de cada esporte.
As roupas de activewear são conhecidas por terem características que remetem ao conforto e à tecnologia, oferecendo mais praticidade nos movimentos. Entre os exemplos mais conhecidos de activewear estão: camisetas leves e respiráveis, moletons mais soltos, biker shorts e leggings, entre outros.
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Benefícios do activewear para a performance
Usar peças específicas para a prática de atividade física não é um mero capricho de atletas – sejam eles amadores ou profissionais. As roupas escolhidas para cada prática esportiva têm impacto direto na performance, podendo melhorar o desempenho ou até mesmo atrapalhar um treino.
Materiais mais respiráveis, por exemplo, ajudam o corpo a transpirar melhor, eliminando o suor de maneira adequada e diminuindo a sensação de calor que ocorre em práticas mais intensas.
Peças de activewear também podem contar com tecnologia de proteção UV. Esse tipo de tecido bloqueia a entrada de raios solares UVA e UVB que são prejudiciais à pele. Outro fator importante é que a ação protetora aplicada ao tecido faz com que a peça tenha uma vida útil mais longa e durabilidade mesmo após diversas lavagens.
Tudo isso precisa ser pensado para o conforto do atleta, sem deixar de levar em consideração as especificidades de cada atividade. Práticas como caminhada em trilhas ou escalada, por exemplo, demandam peças com repelente de insetos; exercícios realizados em espaços fechados, como em academias, têm outras demandas.
Como se destacar no mercado de activewear
Empresas do segmento de peças esportivas podem aproveitar melhor o potencial do mercado de activewear ao apostar em soluções tecnológicas. Entre os atributos proporcionados pelas tecnologias embutidas nos tecidos estão: proteção antimicrobiana, repelência à água, maior durabilidade em contato com cloro, além de proteção solar.
Essas ideias podem ser incorporadas em peças que seguem o estilo mais “clássico” do activewear e também em itens que não sejam tão obviamente associados à prática esportiva, mas que possam ser usados pelos consumidores em diferentes contextos.
Considerando esse cenário, as marcas que souberem investir e se destacar nesse mercado terão grandes chances de sucesso com os seus públicos. No entanto, é importante sempre conhecer bem o público-alvo e oferecer produtos de alta qualidade, que sejam sustentáveis, tecnológicos e atendam às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente.
Hoje, design e conforto não são apenas detalhes, mas características que determinam a compra de uma peça e a fidelização do cliente. Outro ponto para se atentar é a versatilidade, que também é característica do activewear: quanto mais as peças puderem ser adaptadas a diferentes contextos de uso, melhor.