“O Casual Tech reflete nossa capacidade de inovar e antecipar tendências globais, oferecendo tecidos de alta performance com tecnologia de nível internacional.”
André Jativa, diretor executivo da Diklatex
A alfaiataria sempre foi sinônimo de elegância e seriedade no ambiente de trabalho, caracterizada por cortes clássicos, tecidos estruturados e modelagens retas. No entanto, nos últimos anos, esse estilo tradicional passou a se mesclar com o universo casual e esportivo.
A mudança foi acelerada durante a pandemia, quando a busca pelo conforto ganhou protagonismo e as fronteiras entre o formal e o casual se tornaram mais tênues, redefinindo o conceito do que é vestir-se bem.
Atenta a essa transformação, a Diklatex lançou, em 2023, a linha Casual Tech, que une a tradição da alfaiataria com tecnologia e sustentabilidade.
O que é Casual Tech?
Mais do que uma simples fusão de estilos, o Casual Tech foi pensado para atender ao homem moderno, que precisa equilibrar sofisticação e praticidade em sua rotina.
A Diklatex é uma das empresas que saiu na frente em termos de moda formal e casual masculina – uma das tendências mundiais nos últimos anos. De acordo com André Jativa, diretor executivo da Diklatex, “é o ‘feito no Brasil’ com qualidade e tecnologia de nível internacional”.
As tecnologias da linha Casual Tech
Artigos como Dobby: tecido leve que remete às maquinetas da camisaria masculina tradicional; Victory: pensado para calças de alfaiataria que promovem estrutura e estabilidade; Infraboost: uma inovação em tecidos inteligentes feitos de poliamida com tecnologia infravermelha; Hero e Grand.
Recentemente, durante o lançamento da coleção Verão 26 da Diklatex, a linha Casual Tech trouxe uma grande novidade:
- Motion: produzido com o revolucionário elastomultiéster, foi pensado para calças, blazers e costumes promovendo conforto e elasticidade.
A redução do impacto ambiental é uma prioridade na produção do Casual Tech
A coleção é pautada em demandas do consumidor atual, que deseja eficiência e estilo sem comprometer o meio ambiente. Nesse sentido, André destaca a busca por inovação: “o Casual Tech reflete nossa capacidade de inovar e antecipar tendências globais, oferecendo tecidos de alta performance com tecnologia de nível internacional.”
Além da tecnologia, o Casual Tech envolve, também, a sustentabilidade em sua produção. Um exemplo disso é o uso de um processo inovador de tingimento chamado de Dope Dyeing. O método elimina etapas para reduzir o consumo de água, energia e agentes químicos – isso reflete em até 60% menos emissão de CO₂ e gera 90% menos efluentes.
No modo tradicional, os fios passam por duas etapas: produção de fibra sem cor e, em seguida, aplicação de cor. Já no Dope Dyeing, os pigmentos coloridos são adicionados aos polímeros já na produção do fio, ou seja, reduz o processo a apenas uma etapa. Além de menor impacto na natureza, o Dope Dyeing entrega também mais solidez e uniformidade da cor.
Entre os tecidos que refletem a preocupação com a sustentabilidade estão o Bounce e o Twister, que proporcionam alta solidez de cor e durabilidade com baixo impacto ambiental.
Casual Tech representa uma nova era
O Casual Tech da Diklatex representa uma nova era na moda masculina, onde tradição, inovação e tecnologia caminham juntas para atender às exigências do homem moderno. Ao unir a estética clássica da alfaiataria com o conforto e a praticidade dos tecidos tecnológicos, a linha oferece uma experiência de vestuário sofisticada e funcional.
Com um forte compromisso com a sustentabilidade e uma produção compatível com as tendências globais, a Diklatex mostra que é possível vestir-se com estilo e responsabilidade ambiental.