O segmento têxtil é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo tanto em receita quanto em produção. Mas como lidar com a imensa quantidade de resíduos e ter mais sustentabilidade na indústria têxtil?
De acordo com Relatório da ISWA divulgado pela Abrelpe, o Brasil descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos por ano – isso corresponde a 5% do que é produzido no país.
Diante desse cenário, empresas têxteis vêm buscando maneiras de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. Soluções mais sustentáveis para a produção de tecidos, roupas e acessórios têm sido implementadas para que se tenha um futuro mais consciente e responsável em relação ao uso dos recursos naturais.
Tendências de sustentabilidade na indústria têxtil
Uso de materiais reciclados
São utilizados itens que poderiam ser descartados em aterros como: garrafas plásticas, tampinhas de lata e outros. Além disso, existe também tecidos 100% reciclados, feitos de poliéster e poliamida, que podem ter como matéria-prima garrafas plásticas.
Saiba mais: O que é poliéster reciclado e quais as suas vantagens
Utilização de materiais biodegradáveis
A adoção de biodegradáveis de poliamida, que se decompõem mais rapidamente em aterros e ambientes marinhos, são uma forma de reduzir o volume e o tempo de permanência desses resíduos na natureza.
Tecnologias inovadoras para roupas mais duráveis
Peças de mais qualidade e durabilidade trazem benefícios não apenas ao consumidor, mas também ao meio ambiente. Tecnologias como o Dry Fit ajudam o tecido a ficar mais confortável, respirável e durável, mesmo quando usado para a prática de esportes.
Boas práticas de sustentabilidade na indústria têxtil
Confira algumas iniciativas que podem ser aplicadas para ter mais sustentabilidade na indústria têxtil:
- uso consciente dos recursos naturais;
- criatividade na escolha dos materiais;
- reciclagem;
- economia circular;
- inovações na indústria para o reaproveitamento de materiais que seriam descartados.
Um exemplo prático é o uso de técnicas menos agressivas, como o Dope Dyeing — procedimento em que os pigmentos de cor são aplicados na fase de produção dos fios. Isso elimina etapas, reduz em até 90% o consumo de água e a geração de efluentes e garante mais solidez e uniformidade de cor. No portfólio da Diklatex, há oito tecidos que usam essa técnica e podem ser aplicados no sportwear e activewear.
Além disso, o uso de fios reciclados também é adotado na Diklatex. Um método que permite que garrafas de plástico sejam retiradas do meio ambiente para serem usadas em poliéster reciclado. Uniformes de times de futebol como América-MG, Remo e Palmeiras utilizam esse procedimento.
Leia também: Tecidos para corrida unem sustentabilidade, tecnologia e desempenho
Undertech: tecido desenvolvido pela Diklatex com sustentabilidade do início ao fim
O Undertech é a primeira tecnologia feita 100% de tecido para calcinhas menstruais. São três camadas têxteis inteligentes e cada uma tem uma função específica de absorção e bloqueio dos fluidos corporais: menstruação, escapes e vazamentos da incontinência urinária.
O principal diferencial é ser feito apenas de tecidos inteligentes, sem adição de plástico ou termoplásticos de poliuretano (TPU). Isso permite respirabilidade na região íntima e um toque macio, o que auxilia diretamente na saúde íntima da mulher e evita a proliferação de bactérias e possíveis doenças causadas por elas. O Undertech também elimina as bactérias do fluxo menstrual, que são responsáveis por causar o mau odor.
Ao longo de sua vida fértil, uma mulher produz em torno de 200 quilos de lixo com o descarte de absorventes íntimos convencionais — itens que têm em sua composição 90% de plástico, que leva cerca de 400 anos para se decompor. A calcinha menstrual, com a proposta de reutilização após lavagem com sabão neutro, tem uma vida útil estimada de dois a quatro anos.
Certificações e selos da Diklatex comprovam a busca por sustentabilidade
- Certificação OEKO-TEX
Assegura que nenhuma das substâncias usadas na fabricação de nossos tecidos agride a saúde humana ou o meio ambiente.
- Selo I-REC
Comprova que toda a energia utilizada em nossa fábrica é proveniente de fontes renováveis.
- Selo RCS
Garantia da rastreabilidade de toda a matéria-prima reciclada utilizada na Diklatex, acompanhando todo o processo, desde a entrada do fio até a entrega do produto final.
Essas certificações e selos são a prova do nosso compromisso constante em reduzir o impacto ambiental e promover práticas sustentáveis na indústria têxtil.
Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso Relatório de Sustentabilidade.
Crédito da imagem: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay