Tingimento sustentável: conheça os processos Dope Dyeing e Bye Dyeing

A sustentabilidade vem se tornando um dos pilares que move a indústria têxtil no Brasil e no mundo. No mercado de moda esportiva, isso não é diferente. Cada vez mais, marcas de activewear vêm se preocupando não só com a qualidade de seus produtos, mas também com as técnicas utilizadas para tornar a produção mais sustentável e reduzir o impacto ambiental.

Ao longo do processo de confecção de uma peça de activewear ou sportswear, é possível adaptar etapas para que elas sejam mais alinhadas com a responsabilidade socioambiental. Neste texto, você vai saber mais sobre como a substituição das formas tradicionais de tingimento pelo Dope Dyeing e pelo Bye Dyeing, técnicas sustentáveis que contribuem para produzir itens de moda esportiva mais sustentáveis. Confira!

Dope Dyeing e o Bye Dyeing: técnicas com tingimento sustentável

O processo de tingimento de tecidos é bastante agressivo para o meio ambiente, especialmente pelo consumo (e desperdício) de água: a cada ano, a indústria têxtil global utiliza de seis a nove trilhões de litros apenas para o tingimento. Por isso, técnicas mais sustentáveis buscam reduzir o consumo de água, bem como a emissão de gás carbônico (CO2), que também ocorre em larga escala nessa etapa da produção.

Considerando esse cenário, empresas do setor vêm buscando soluções tecnológicas e inovadoras para transformar o processo de tingimento em uma etapa mais sustentável. Técnicas como o Dope Dyeing e o Bye Dyeing, utilizadas em diversos artigos da Diklatex, são maneiras de reduzir o impacto ambiental e oferecer um produto com qualidade no fio e na cor.

O desenvolvimento e aprimoramento de técnicas mais sustentáveis como essas contribuem também para que as marcas esportivas possam produzir peças com alta performance e tecnologia, oferecendo aos atletas não apenas um produto confeccionado de maneira responsável, mas que também garante mais qualidade para as práticas de atividade física.

Como funcionam os processos de tingimento sustentáveis Dope Dyeing e Bye Dyeing

Mas, afinal, o que são o Dope Dyeing e o Bye Dyeing? O que faz delas técnicas de tingimento sustentável?

Conheça o Dope Dyeing 

O Dope Dyeing é uma técnica que reduz em até 90% o consumo de água e 98% do uso de produtos químicos, pois elimina da confecção o processo de tingimento. No modo tradicional, os fios passam por duas etapas: produção de fibra sem cor e, em seguida, aplicação de cor.

Com o Dope Dyeing, os pigmentos coloridos são adicionados aos polímeros já na produção do fio — ou seja, reduz o processo a apenas uma etapa. Isso implica, consequentemente, em menor consumo de água, energia e químicos, bem como uma redução de 60% na emissão de CO2 e 90% menos efluentes. Como resultado, além de menor impacto na natureza, o Dope Dyeing entrega também mais solidez e uniformidade da cor.

Conheça o Bye Dyeing

O Bye Dyeing, por sua vez, consiste na valorização da cor natural do fio.Com essa solução, o processo de tingimento é totalmente excluído da produção do fio, e há baixa utilização de água e de produtos químicos. O resultado é um fio de cor “natural”, mesmo quando produzido a partir de materiais como o poliéster reciclado. Essa técnica é aplicada pela Diklatex no artigo Nature, que possui a opção de cor “Naturale”. 

Conclusão

Adotadas pela Diklatex, as técnicas de tingimento sustentável (ou de não tingimento, no caso do Bye Dyeing) são tendências no universo têxtil, que direciona seu olhar cada vez mais para a produção ética e responsável. Além dessas inovações, o uso de materiais reciclados e biodegradáveis também se mostra uma crescente, assim como o desenvolvimento de roupas mais duráveis para um consumo mais consciente.

Marcas de sportwear  e activewear que buscam produzir produtos de alta qualidade e voltados para a performance dos atletas podem se beneficiar imensamente dos processos de tingimento sustentáveis Dope Dyeing e Bye Dyeing. Essas técnicas, além de reduzirem o impacto ambiental causado pelo processo de tingimento, ainda contribuem para a produção de fios mais duráveis e resistentes — duas características essenciais para o uso na prática de atividade física.

Endereço Diklatex Têxtil

Rua Dorothovio do Nascimento, 2500 

Bairro: Zona Industrial Norte

CEP: 89219-750

Cidade: Joinville

Estado: Santa Catarina 

País: Brasil

Contatos telefônicos

Atendimento geral: +55 47 3255-4000

Comercial região norte/nordeste/centro-oeste: +55 47 3255-4043

Comercial região sul/sudesdete: +55 47 3451-9553

Comercial países estrangeiros: +55 47 3255-4039

Marketing: +55 47 3255-4013